BLOG
Tudo o que você precisa saber para ensinar uma criança com deficiência visual cerebral (DVC)
Processamento Gestalt da Linguagem e CAA
O Processamento Gestalt da Linguagem está recebendo muita atenção no campo da CAA. Neste texto, Lily Konyn, membro da equipe de suporte da AssistiveWare e usuária de CAA em meio período, se aprofundará no que isso significa e, o mais importante, como isso pode influenciar nossas ferramentas e suportes de CAA.
INTERVENÇÃO PRECOCE COM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
Durante os primeiros anos de vida, a comunicação é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança. Quando as crianças pequenas temporariamente ou permanentemente apresentam dificuldades para aprender a se comunicar por meio da fala, elas enfrentam muitos desafios porque não conseguem referir ainda necessidades básicas, desejos, conhecimentos e emoções para suas famílias, colegas, professores e a comunidade em geral (ROMSKI et al, 2015).
MÃE E CRIANÇA NÃO ORALIZADA: PARCEIRAS DE COMUNICAÇÃO NO BRINCAR
Dentre as crianças com prejuízo da oralidade, encontram-se aquelas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Apraxia de Fala na Infância (AFI) e com a denominada Síndrome Congênita pelo Zika Vírus (SCZV).
Se você quiser que elas se comuniquem, dê a elas uma “voz”!
Para algumas crianças no espectro, a comunicação apresenta muitos desafios. Se é difícil formular o que dizer, como dizê-lo, e se sentir seguro dizendo isso, ou tentar comunicar uma ideia, sentimento, necessidade ou experiência de comunicação, pode ser desafiador e frustrante.
A importância dos parceiros de comunicação
Parceiros de comunicação são peças-chave no processo de implementação de um sistema de comunicação alternativa, pensando em um uso efetivo no cotidiano das pessoas e a construção de maior autonomia.
O que é música? O que ela promove em nossa sociedade?
Estas são algumas das perguntas mais comuns quando começamos a pensar na música de maneira mais profunda. Em nossa cultura, é quase impossível conviver em sociedade e não ter vivenciado momentos em que a música estava presente: em festas, igrejas, momentos felizes e tristes. Muitas das vezes, é a partir da escuta musical que resgatamos nossas lembranças.
Todos nós usamos CAA!
A Comunicação Aumentativa e Alternativa engloba mais do que os aplicativos de comunicação com saída de voz de alta tecnologia. A CAA também inclui sinais manuais, linguagem corporal, mensagens de texto, a escrita e qualquer coisa que usamos além da fala na comunicação.
Será que ainda dá tempo de repararmos essa desassistência?
Toda uma geração de pessoas com autismo não verbal foi privada de ter uma voz, de mostrar para o mundo o que sente, o que pensa, o que quer e do que é capaz.
A Comunicação Aumentativa e Alternativa e o Planejamento Motor
O Planejamento Motor diz respeito a aprender e a executar diferentes movimentos. Por exemplo, quando colocamos nossos dedos no teclado, podemos ter que pensar em para onde mover um dedo e apertar uma tecla durante a digitação (quando estamos começando a aprender a digitar).
A Comunicação Aumentativa e Alternativa não vai atrapalhar a fala
Não, a CAA não impede a fala de ninguém!
De acordo com a maioria das pesquisas realizadas sobre a CAA e sua interação com a fala oral, no geral, descobriu-se que a CAA não diminui ou impede o desenvolvimento da fala e, em alguns casos, se associa a ganhos na habilidade de fala.
Comunicação é direito de todos
A comunicação é base para a aprendizagem e, sem dúvida, a comunicação é a primeira barreira a ser superada, pois o aprendizado depende da interação. Toda criança tem o direito de comunicar e de ser compreendida na escola.
Sistemas Robustos
Um sistema robusto de comunicação é um sistema de linguagem que vai permitir que a gente converse com alguém utilizando símbolos até chegar numa forma gramaticalmente correta.
Letramento para Pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação
Um dos aspectos que primeiro me atraiu para a área da CAA foi me deparar com as experiências de adolescentes autistas que haviam encontrado o caminho para comunicação plena por meio da escrita e da digitação, exemplos como o da canadense Carly Fleischmann e do indiano Tito Rajarshi Mukhopadhyay que possui, inclusive, livros publicados.