A Comunicação Aumentativa e Alternativa e o Planejamento Motor

O Planejamento Motor diz respeito a aprender e a executar diferentes movimentos. Por exemplo, quando colocamos nossos dedos no teclado, podemos ter que pensar em para onde mover um dedo e apertar uma tecla durante a digitação (quando estamos começando a aprender a digitar).

Quando estamos aprendendo movimentos novos (ou seja, um novo plano motor), podemos ir muito devagar e errar. Vamos precisar pensar muito sobre cada movimento. À medida que nos familiarizamos mais com a maneira com a forma que nossas mãos se movem para selecionar diferentes teclas, o plano motor se torna mais automático e nos tornamos mais rápidos e precisos.

O teclado é um exemplo comum de planejamento/aprendizado motor e CAA em ação. Da mesma forma, um aluno aprendendo a usar um sistema de CAA pode precisar de muita ajuda para localizar diferentes teclas e, no começo, pode não ser muito rápido.

Mas, com o tempo, um plano motor mais automático se desenvolve e eles podem ser mais rápidos e dizer mais. Idealmente, isso permitirá que eles digam o que querem, quando quiserem.

Por exemplo, aqui está uma prancha de vocabulário essencial. As setas nos mostram o plano motor para a formulação da sentença “Eu quero mais”. Uma memória motora de cada palavra individual nesta prancha também se estabelece com a prática e o uso.

Idealmente, o sistema de linguagem da pessoa que comunica por meio da CAA deve ter o mesmo plano motor em todos os contextos. A comunicação não será tão efetiva se as palavras em uma prancha usada para uma atividade específica estão em uma posição, e, em outros sistemas de linguagem, as palavras estão em posições diferentes. É como usar teclados em que as letras estão em lugares diferentes a cada momento.

Apoie a aprendizagem motora

Em geral, o aprendizado motor ocorre naturalmente, como resultado da prática e da exposição. No entanto, há algumas características de um sistema de CAA que podem tornar o plano motor automático mais fácil ou mais difícil de acontecer.

Lembre-se dessas informações ao selecionar um sistema de linguagem de CAA e ao programar e personalizar um novo sistema que tenha sido recomendado.

O que apoia a automatização motora na CAA

Manter as palavras nos mesmos lugares

Mudar os botões de lugar altera o plano motor. A pessoa terá que aprender um novo posicionamento para acessar a mesma palavra quando suas palavras forem movidas. Então, não mova as palavras para testar os comunicadores para ver se eles sabem o que um símbolo ou uma palavra significa. A localização dos símbolos deve se tornar previsível ao longo do tempo se quisermos contribuir para a aprendizagem motora.

Modelar diretamente usando o sistema

Leva tempo para aprender! Mostrar a uma pessoa onde ela pode encontrar as palavras e fazer o movimento físico ajuda muito a pessoa a fazê-lo por conta própria.

A pessoa também deve ter muitas oportunidades motivadoras para usar seu próprio sistema.

O que apoia não apoia o planejamento motor

– Usar mão-sobre-mão ou outra dica de apoio máximo

A ajuda física incentiva a dependência de dica, e, possivelmente, oferece muito pouca prática física significativa ao aluno com esse apoio total. A modelagem e a estimulação assistida de linguagem são estratégias muito melhores para apoiar a aprendizagem motora. Você também pode dar um toque no cotovelo do aluno para ajudá-lo a iniciar o movimento.

Use os princípios de planejamento do motor para apoiar a comunicação!

O plano motor não é a única coisa que você precisa conhecer e apoiar para alcançar uma comunicação bem-sucedida.

Mas apoiar o desenvolvimento de um plano motor consistente não dói! Tente manter as teclas nos mesmos lugares e lembre-se de modelar, modelar e modelar. As ajudas devem sempre ser dadas tendo em mente sua descontinuidade e a futura independência na comunicação.

Esteja atento a sistemas robustos de linguagem que apoiem ​​o aprendizado motor e leve isso em consideração ao organizar seus próprios suportes visuais.

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *