A importância dos parceiros de comunicação

Por Renata Bertolozzi

Olá! Meu nome é Renata Bertolozzi, sou terapeuta ocupacional e, a partir de minhas vivências profissionais na área clínica e  educacional com pessoas com necessidades complexas de comunicação, venho dividir com vocês algumas ideias sobre o tema “a importância dos parceiros de comunicação”.

Parceiro significa aquele que tem poucas diferenças em relação a outro, semelhante, aquele com quem se faz par, companheiro. Pensando em nosso tema, portanto, podemos definir que parceiro é aquele que se coloca na relação com as pessoas com necessidades complexas de comunicação de forma recíproca.

Parceiros de comunicação são peças-chave no processo de implementação de um sistema de comunicação alternativa, pensando em um uso efetivo no cotidiano das pessoas e o construção de maior autonomia.

O parceiro de comunicação é aquele que auxilia a construir sentido no uso dos recursos de comunicação alternativa, pois oferece tempo e escuta, troca e diálogo e experiências do valor que a comunicação têm para as relações e para atuar e agir no ambiente , acreditando que, apesar das possíveis limitações e dificuldades, sempre temos algo a dizer.

O bom parceiro de comunicação está atento à toda a sutileza de manifestações comunicativas, que muitas vezes se expressam em pequenos gestos, vocalizações e expressões faciais e compartilham possíveis significados que essas manifestações podem ter a partir do contexto vivido e reforçam a construção de um repertório de símbolos que podem ser utilizados.

Ele também inicia o diálogo, muitas vezes oferecendo o acesso aos recursos de comunicação alternativa, mas também estimula a iniciativa, no momento em que esta habilidade já possa ser aprendida.

Um outro ponto que eu gostaria de ressaltar é que, é comum que os principais parceiros de comunicação sejam pessoas do círculo domiciliar e familiar e isso é muito bom, pois ao longo do nosso desenvolvimento nós iniciamos nossas relações neste contexto e vamos ampliando. Neste sentido, é importante também que seja possível encontrar parceiros em diferentes situações, na escola, no trabalho, na fila do supermercado e, pra isso, parceiros precisam ser multiplicadores, formadores de novos parceiros e as ações de divulgação e valorização da Comunicação Alternativa, que celebramos aqora no mês de Outubro, são fundamentais!

Esse texto é parte do projeto Drops CAA: GOTAS DE CONHECIMENTO, que foi apresentado no nosso Instagram em comemoração ao mês de conscientização da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) em Outubro de 2021.

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *