Comunicação é direito de todos

Rita Bersch

A comunicação é base para a aprendizagem e, sem dúvida, a comunicação é a primeira barreira a ser superada, pois o aprendizado depende da interação. Toda criança tem o direito de comunicar e de ser compreendida na escola.
Precisaremos reconhecer que, para ultrapassar a barreira da comunicação, nós é que precisamos conhecer, estruturar e disponibilizar na escola os recursos de tecnologia assistiva necessários para a comunicação, sejam eles recursos simples, impressos ou de alta tecnologia como dispositivos móveis e aplicativos dedicados, computadores que integrem diferentes formas de acessos, softwares que garantam acessibilidade às informações e a expressão.
Somos habituados a escutar que tudo isso é muito bonito, mas está longe de ser realizado em nosso país. Está fora da realidade brasileira. Para quem pensa assim eu digo:
Comunicação Alternativa é Tecnologia Assistiva.
Tecnologia Assistiva é um direito garantido a todo o cidadão brasileiro com deficiência.
Nós temos a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência incorporada à nossa Carta Maior. Nós temos a Lei Brasileira de Inclusão e nela está escrito, no artigo 74:
“É garantido à pessoa com deficiência acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de Tecnologia Assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida”.
O conhecimento sobre a nossa legislação deve provocar nas famílias, nos profissionais, nos gestores de serviços de educação e de saúde a busca pelo acesso a este bem.
Precisamos deixar claro que não se trata somente de acesso a um recurso tecnológico específico, a um equipamento. O recurso não cumprirá a sua função sozinho. Precisamos garantir formação aos parceiros (familiares, educadores, comunidade escolar, profissionais da saúde). Precisamos garantir a existência de serviços especializados em Tecnologia Assistiva com ênfase na Comunicação Alternativa no contexto da escola, por meio do Atendimento Educacional especializado e nos serviços de saúde pública.

Nosso desafio é grande e precisamos unir força! Devemos estar juntos para garantir o direito à Comunicação e Inclusão.

Esse texto é parte do projeto Drops CAA: GOTAS DE CONHECIMENTO, que foi apresentado no nosso Instagram em comemoração ao mês de conscientização da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) em Outubro de 2021.

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *