PRINCIPAIS DICAS PARA APOIAR PROCESSADORES GESTALT DA LINGUAGEM

Imagem: www.inspireconnectionstherapy.com

Por Lauren Greenlief. Tradução e adaptação livre pela Associação Comunicatea®.        

O Processamento Gestalt da Linguagem tem sido uma novidade no mundo da fonoaudiologia há mais de um ano. É, resumidamente, a ideia de que os indivíduos aprendem a linguagem através de um agrupamento de palavras em vez de palavras isoladas (Processadores Analíticos). Pode ser algo assim:

– Criança encerra seu projeto de arte e está muito orgulhosa de seu trabalho:

O Processador Gestalt da Linguagem pode dizer “Nenhum Troll deixado para trás”, porque no filme Trolls, quando eles dizem essa citação, eles ficam muito orgulhosos e começam a comemorar!

O Processador Analítico pode dizer: “Olhe” ou “Acabei” animado e pronto para compartilhar sua criação.

Ambas as formas de processar/aprender a linguagem são relevantes e importantes, e se você conversar com PGLs adultos, eles dirão que nem sempre é clara a forma que você processa a linguagem.

Então, com essa breve visão geral do desenvolvimento da linguagem, como damos suporte aos nossos Processadores Gestalt da Linguagem?

 Vamos falar sobre o Estágio 1 hoje. Isso faz parte da estrutura de Aquisição Natural de Linguagem desenvolvida por Marge Blanc. O Estágio 1 é a fase inicial e consiste em ecolalia/script.

A COMUNICAÇÃO É IMPORTANTE

Precisamos considerar todos os esforços de comunicação por parte dos indivíduos. Isso significa que precisamos considerar os scripts. Esse reconhecimento pode parecer diferente, e incluir acenar com a cabeça, repetir as palavras e responder à mensagem. A parte importante aqui é que o Processador Gestalt da Linguagem se sinta bem e que suas palavras tenham um propósito.

APOIAR O CRESCIMENTO DA LINGUAGEM

Como discutimos acima, o Processamento Gestalt da Linguagem é totalmente válido. Queremos apoiar o crescimento da linguagem e não mudá-lo. Gestalts/Scripts/Ecolalia sempre estarão presentes na linguagem. Não temos uma missão de substituir a linguagem, mas sim uma missão de ajudar os indivíduos a desenvolver uma nova linguagem. Para fazer isso, NÃO estamos alterando a linguagem deles. Estamos oferecendo opções e mais oportunidades linguísticas para que eles cresçam e aprendam.

MANTENHA NATURAL

O maior desafio que vejo são as pessoas não saberem o que modelar. O problema é o seguinte: se você está procurando uma lista, você está pensando demais nela. Procuramos uma linguagem NATURAL. Pense no que você normalmente diria durante esta atividade e comece a modelar isso. Lembre-se de que os gestalts iniciais geralmente estão associadas a um forte significado emocional. Mantenha a diversão.

A ENTRADA/INPUT IMPORTA

Quando apoiamos qualquer tipo de crescimento linguístico, queremos ter certeza de que o que estamos dizendo é uma boa contribuição. Queremos aumentar nossos comentários e diminuir nossas perguntas. Fazemos isso por alguns motivos:

1. Diminuir as perguntas diminui a pressão para se comunicar

2. Permite modelar mais linguagem e diferentes funções comunicativas

3. Ninguém quer ser questionado o dia todo

Este texto foi escrito por Lauren Greenlief, fonoaudióloga e fundadora da Inspire Connections Therapy LLC, em 05/09/2023. Você pode encontrá-lo em https://www.inspireconnectionstherapy.com/blog/top-tips-for-supporting-gestalt-language-processors. Tradução e adaptação livre pela Associação Comunicatea®.

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *