Rotinas: por que seu filho precisa delas e por onde começar

Fonte da imagem: www.freepik.com

Por Mrs. Speechie P. Tradução e adaptação livre por Comunicatea®.   

As rotinas são muito importantes para todas as crianças, mas particularmente importantes para crianças com atrasos de desenvolvimento. Por quê? Com uma rotina familiar, seu filho saberá o que esperar, e isso resultará menos ansiedade e frustração, bem como menos acessos de raiva ou colapsos, e mais atividades familiares para usar suas habilidades de comunicação.

As rotinas são uma excelente maneira de modelar o vocabulário para crianças com atrasos na linguagem expressiva – palavras e frases podem ser usadas repetidamente para que as crianças tenham muita exposição para palavras funcionais do dia a dia! Algumas crianças se dão bem com um horário flexível; algumas preferem horários rígidos e podem insistir em cumprir até o último minuto. Embora eu não recomende estabelecer horários super rígidos propositalmente para as crianças (porque podem ser difíceis de seguir diariamente e isso pode ser um problema quando não é possível), acho que ter uma rotina familiar previsível é muito benéfico para toda a família.

Um ótimo lugar para começar uma rotina é ter uma hora de dormir definida. Com muita frequência, os pais relatam que seus filhos não querem dormir, então eles ficam acordados até tarde assistindo a desenhos animados ou jogando no iPad. Sei que pode ser difícil e respeito as diferenças familiares e culturais na hora de dormir, mas ficar acordado até tarde não deve ser uma opção para crianças que precisam ir para a escola pela manhã. O sono é MUITO importante para crianças (e adultos!!), e a Academia Americana de Pediatria recomenda que crianças de 3 a 5 anos durmam de 10 a 13 horas por dia (incluindo cochilos), e crianças de 6 a 12 anos, de 9 a 12 horas de sono todas as noites. Portanto, se seu filho em idade escolar precisa acordar às 6 da manhã, ele precisa dormir às 21h para obter a quantidade MÍNIMA de sono recomendada – e às 18h para obter as 12 horas completas (eu entendo totalmente que às 18h não é realista, mas para a maioria das crianças pode haver um meio termo). Os benefícios de dormir o suficiente são numerosos e incluem saúde mental/física, atenção, memória, aprendizado, comportamento e muito mais. A Academia Americana de Pediatria também não recomenda nenhum tempo de tela 30 minutos antes de dormir e nenhum aparelho eletrônico nos quartos das crianças. Em contrapartida, recomenda uma rotina para dormir. Encorajo você a ler sobre o programa Brush, Book, Bed da Academia Americana de Pediatria, que fala sobre como definir uma rotina.

Definir uma rotina para dormir: a rotina para dormir pode ser o que você quiser, desde que seja familiar e previsível. Para meu filho Kam (que tinha dois anos quando escrevi isso), ele toma banho dia sim dia não, depois do jantar. Após o banho (ou brincadeira nos dias sem banho), ele assiste a um episódio de seu programa favorito (Patrulha Canina na época!). Assim que a música toca no final, ele sabe que é hora de dormir, e isso é ótimo porque raramente temos choro/recusa de ir para a cama, ele só sabe que é hora porque é a nossa rotina. Escovamos os dentes dele (primeiro Kam, depois mamãe!). Depois subimos as escadas para o quarto dele, onde lemos um livro ou dois. Ele acende suas três luzes (sem brincadeira, ele tem três!). Cantamos algumas de suas canções favoritas e, em seguida, cantamos uma música especial para mamãe e Kam. Temos um pequeno tocador de música que ligamos depois de colocá-lo na cama e depois saímos do quarto. Essa rotina funcionou muito bem para nós, mas seu filho pode precisar de uma rotina mais longa ou mais curta e tudo bem também! Realmente não importa qual é a sua rotina e não precisa se parecer em nada com a nossa – mas o importante é que seja a mesma todas as noites. A chave aqui é não oferecer eletrônicos sem supervisão – ou qualquer coisa super divertida – durante esse período. Não podemos fazer nossos filhos dormirem, mas podemos manter dispositivos, TVs e brinquedos favoritos fora de alcance.

Também enfrentamos mudanças regularmente porque temos uma família mesclada. Kam tem irmãos que ficam conosco metade do tempo e com a mãe a outra metade. Então obviamente as coisas são diferentes quando os irmãos estão em casa. Eles são muito mais velhos e têm uma programação completamente diferente para adicionar ao nosso mix. O horário principal de Kam permanece o mesmo, independentemente de os irmãos estarem em casa ou não, mas tentamos subir um pouco mais cedo quando os irmãos estão em casa, porque eles adoram ir para o quarto dele, deitar na cama, jogar seus bichinhos de pelúcia e brincar. Portanto, começar sua rotina mais cedo ajuda a mantê-lo mais próximo de sua programação e funciona para nós! Tudo isso para dizer que não há problema em mudar um pouco sua programação, mas, se possível, faça pequenos ajustes para mantê-la o mais normal possível.

Outra rotina que pode ser útil para seu filho e sua família é a rotina matinal. Algumas famílias têm diferentes rotinas matinais durante a semana e fins de semana (nós temos!), mas outras crianças podem precisar de uma rotina que permaneça a mesma independentemente do dia. Nossa rotina matinal durante a semana é a seguinte: meu marido acorda Kam, troca sua fralda e o veste todas as manhãs antes de ele sair para o trabalho. Kam então começa a brincar com os brinquedos enquanto eu termino de me arrumar. Normalmente fazemos todas as refeições à mesa, mas como eu valorizo ​​o sono e Kam se dá bem com uma rotina vagamente estruturada, ele também pode comer cereais no banheiro enquanto estou me arrumando. Assim que estiver pronto, escovamos os dentes dele, calçamos os sapatos, alimentamos o gato (é o trabalho do Kam e ele ADORA!), pegamos o café da mamãe (uma das partes mais importantes!), e depois entramos no carro para ir para a creche. Não há nada de especial em nossa rotina matinal – apenas a mantemos igual e isso faz com que funcione. Kam sabe o que esperar e, como resultado, tudo corre bem na maior parte do tempo. Isso não quer dizer que não tenhamos acessos de raiva pela manhã, porque é claro que sim (ele não queria alimentar o gato e ficou bravo quando eu fiz isso por ele; ele viu sua bicicleta na garagem e queria andar nela em vez de entrar no carro; ele não queria que a mamãe fosse trabalhar, e assim por diante). Ele ainda tem dois anos, então nós (assim como todo mundo!) ainda teremos problemas com literalmente tudo – então não espere que esta seja uma solução de “consertar tudo”,  porque, por mais triste que eu diga, isso não existe.

Outras rotinas, como hora do banho, hora da soneca, hora do lanche, rotinas de brincadeiras e monitoramento/limitação do tempo de tela, são ótimas ideias para implementar em sua casa. Se você não tem rotinas em sua casa, eu começaria com aquela que você acha que seria mais fácil de mudar para você e seu filho e, aos poucos, acrescentaria mais. Se sua rotina atual for comandada por seu filho (come/dorme/brinca quando ele quer), eu esperaria que essas mudanças sejam difíceis e recomendaria que você se preparasse para acessos de raiva e/ou reclamações. Faça o possível para apoiar seu filho enquanto continua implementando sua rotina. As crianças são muito resilientes, e vão se acostumar, aceitar e até mesmo prosperar quando souberem o que esperar; mas pode ser difícil até que entendam as mudanças. Uma história social também pode ser benéfica para fazer e revisar para seu filho antes de implementar essas mudanças – isso seria particularmente útil para uma criança que luta com a transição e/ou é possivelmente uma criança com autismo.

Depois de ter uma rotina previsível, é hora de adicionar algumas rotinas de linguagem repetitivas e previsíveis ao seu dia!

Este texto foi escrito por Andi Putt, fonoaudióloga pediátrica por trás do Mrs. Speechie P., em 11/09/2022. Você pode encontrá-lo em https://www.mrsspeechiep.com/post/routines. Tradução e adaptação livre por Comunicatea@.

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *