Ajude seu filho a falar: rotina matinal

Fonte da imagem: www.freepik.com

Por Mrs. Speechie P. Tradução e adaptação livre por Comunicatea®.        

Muito bem pais, qual é a primeira dica que seu fonoaudiólogo te deu para ajudar seu filho a falar? Você entendeu, MODELE a linguagem e fale sobre o que você está fazendo durante o dia! Eu sei que soamos como um disco quebrado, mas é TÃO verdadeiro e absolutamente benéfico. Dito isso, sei que é difícil para os pais fazerem isso, porque não é natural que todos façam isso. Tudo bem se não for natural para você, e este post lhe dará algumas ideias para incorporar a linguagem de modelagem, narrando você e as ações de seu filho e usando palavras repetidamente durante suas rotinas diárias regulares. Se você perdeu meu post anterior, não deixe de ler A importância das rotinas para saber o “porquê” e o “como” para implementar rotinas diárias.

Nesta postagem (e nas outras postagens de rotina), você notará que uso repetidamente as palavras “nós falamos sobre….(xyz)” quando, na realidade, posso ser o único falando e modelando a linguagem. Quando eu digo isso e quando você faz isso em casa, provavelmente será apenas o adulto FALANDO, no entanto, será você e seu filho COMPARTILHANDO uma experiência juntos. Esta é a parte importante… Não estou falando de uma criança ou para uma criança, estou conversando com uma criança. Isso também funciona bem com a atenção compartilhada – se eles olharem para o que eu vejo, falarei sobre isso. Também vou falar sobre o que eles estão olhando, “nossa! Você vê o ônibus? Eu também vejo o ônibus!” Se uma criança faz um som ou responde de alguma forma ao que eu digo, eu respondo a isso – TODAS AS VEZES. Se você acha que sabe o que eles querem dizer, modele para eles. É assim que as crianças aprendem, e isso é especialmente importante para crianças com atrasos de linguagem, porque sabemos que elas precisam de muito mais exposição às palavras antes de serem capazes de entendê-las e usá-las.

Observe também que não digo tantas palavras o mais rápido possível, ou seja, não direi “Ônibus! Ônibus! Olhe para o ônibus! Você vê o ônibus? Eu vejo o ônibus! Qual é a cor do ônibus?” Eu paro e espero com frequência para permitir que uma criança responda. Também é importante não dominar a conversa ou fazer muitas perguntas ou sobrecarregar as crianças. Este também é um bom momento para aprender a tomar a vez – eu digo alguma coisa, você diz alguma coisa. Mesmo que ainda não sejam palavras claras!

Vamos falar sobre rotinas matinais! Agora eu entendo, as manhãs são agitadas. Às vezes fico tão envolvido com “temos que ir, vamos nos atrasar!” que pulo etapas importantes – então entendo totalmente qualquer pessoa que hesite ao ler isso! Mas, na maioria das vezes, você ainda precisará vestir seu filho, escovar os dentes, dar-lhe comida, entrar no carro etc. Eu descrevi na postagem anterior sobre “rotinas” nossa rotina matinal e, neste artigo, darei a você a linguagem que usamos TODOS OS DIAS, repetidas vezes – a repetição é fundamental.

Meu objetivo ao escrever isso é ajudar os pais a olhar para a rotina familar e pensar em como você pode incorporar mais linguagem ao SEU dia – o que provavelmente é diferente do meu dia. Para alguns, pode até ajudar escrever sua rotina no papel e planejar o que você pode dizer. Quando você ler isso, observe que coloquei TONELADAS de pontos de exclamação – normalmente os uso excessivamente porque estou empolgada com o que escrevo – mas, ao ler este artigo, quero que você pegue esse entusiasmo em meu tom e use-o com suas palavras ao falar com seu filho.

Acordando a criança: Todas as manhãs, quando entramos no quarto de nosso filho e dizemos “Oi, Kam! Bom dia! Hora de acordar!”. Você poderia então dizer: “Oi, mamãe!” ou “Oi, papai!” para modelar a linguagem para seu filho. Meu filho tem um cobertorzinho amado chamado “B”, então dizemos “Onde está o B? Aqui está!” “Vamos descer! Desce, desce, desce, degrau, degrau”. Temos uma janela no meio da nossa escada, então paramos nela e conversamos sobre o que vemos: “Vamos olhar pela janela. Eu vejo uma árvore, oh um carro!, Olha! um esquilo!” Os esquilos são seus favoritos, então podemos conversar sobre o que o esquilo está fazendo – “O esquilo está subindo na árvore! Ele está descendo! Olha ele correndo! Vai, esquilo, vai! (Isso parece muito, e adiciona talvez 60 segundos à sua rotina regular).

Trocar de roupa/fralda: “Vamos tirar o pijama e trocar a fralda! Ufa!!! Que fedido!! Você fez cocô!!” ou “Você está molhado!” (isso é importante, porque queremos que nossos filhos nos digam quando precisam de uma fralda nova e reconhecer isso é essencial quando é hora de treinar o desfralde). “Vamos pegar alguns lenços! Ai que frio!!” Se seu filho não gosta de ser limpo, você pode dizer coisas como “Eu não gosto disso mamãe! Pare mamãe!” (*dica – mesmo que você SEMPRE precise limpá-los e parar não seja realmente uma opção, NÃO significa que eles não possam ou não devam dizer que não gostam – estamos dando a eles palavras para como eles se sentem e o que achamos que eles estão pensando, e isso pode apoiar as habilidades de autodefesa, então tenha isso em mente!) “Vamos colocar sua fralda nova!”

Vestindo-se: “Vamos procurar suas meias! Meias! Uma meia, duas meias! Meu filho tem meias fofas de animais, então sempre conversamos sobre qual animal tem e fazemos sons de animais. Esta é uma maneira FÁCIL de motivar as crianças a falar e expô-las ao brincar imaginativo – nós brincamos de comer os pés! “Estou com fome! Eu quero pés! Nom nom nom! ROOAAAR!” “Hmmmm, onde estão suas calças? Aqui estão elas! Calças! Camisa! Passe os braços, empurre, empurre, empurre! Onde estão seus sapatos?” “Eu os encontrei! Aqui estão eles! Sapatos nos pés! Eba, Kam está vestido!”

Café da manhã: Para nós, o café da manhã é totalmente desestruturado, pois é de manhã e todos nós trabalhamos e vamos para a escola. Se você toma café da manhã como nós, eu usaria isso como uma ótima oportunidade para ajudar seu filho a fazer pedidos. Se seu filho puder escolher o que comer no café da manhã, você pode apresentar a ele uma dispensa aberta, 3 opções ou o que seu filho precisa comer, e esperar que ele faça uma escolha (e modele as palavras se ele apontar/alcançar). Em casa, Kam recebe cereais, então seguramos a tigela e esperamos que ele peça, ou modelamos “cereais!” antes de darmos a ele. Se ele derramar, eu digo: “OH NÃO! O que aconteceu? Derramou!” ou “Será que derramou? Oh não! Vamos limpar! Eu poderia dizer “coma os cereais! Delicioso! Humm! Isso é bom?” Eu tento limitar as perguntas, mas quando faço perguntas, MUITO frequentemente eu mesmo as respondo após uma pausa e, embora espere obter uma resposta, não espero uma. *Observação: se uma criança não quiser o que estou oferecendo, NÃO tento fazê-la pedir e, em vez disso, posso modelar “Não” ou “Não, obrigado”.

Escovar os dentes: “É hora de escovar os dentes! Vamos pegar sua escova de dentes. Agora a pasta de dente! Colocar! Boca aberta! Escova, escova. Escove os dentes! Vamos escovar em cima! Vamos escovar o fundo! Escova, escova, escova! Mostre-me sua língua, ahhhhhhhhh” Nós também cantamos a música escove os dentes! Em nossa casa, Kam escova os dentes primeiro, então fazemos “Minha vez/Sua vez”, e antes dele entender os pronomes, usávamos “Vez do Kam/Vez da mamãe”.

Tarefas matinais: sou uma garota de última hora que valoriza o sono – absolutamente não temos tempo para isso pela manhã, então faço essa etapa rapidamente (pense em menos de 5 minutos). O principal trabalho de Kam pela manhã: não deixar a mãe louca. Brincadeirinha (meio)! Mesmo para crianças pequenas, você pode encontrar trabalhos que seu filho pode fazer e de forma consistente. As crianças AMAM ter um trabalho desde a primeira idade e sentem orgulho e realização por poderem ser úteis. Quando você incorpora trabalhos em sua rotina e eles são executados de forma consistente, também são incorporados componentes de instruções e linguagem de compreensão. Se eu disser ao meu filho TODAS as manhãs para alimentar o gato, e então eu for buscar comida de gato… Ele sabe exatamente o que deve fazer, quer eu diga palavras ou não. No entanto, ouvir as palavras repetidas vezes aumentará a compreensão e também o encorajará a dizer essas palavras verbalmente. “Alimente o gato, yum yum gatinho! Obrigado!”. “Me ajude, você pode jogar isso no lixo? Coloque isso na pia. Pegue sua tigela”. Instruções simples de um passo – você pode ter que ajudar e mostrar ao seu filho no começo, mas ele vai pegar o jeito! Também reunimos nossos itens necessários para entrar no carro – “Onde está sua mochila? Aqui está, está na cozinha!”, “Vamos pegar a água da mamãe, agora encher o café da mamãe”, “Cadê as chaves, precisamos das chaves! Aqui estão elas! Encontrei as chaves!

Entrando no carro: “Sim, estamos prontos, vamos lá! Hora de entrar no carro, o carro da mamãe. Tchau casa! Tchau gatinho!” Apago as luzes e comento “luzes apagadas, tá escuro!” Abrimos a porta da garagem e falamos sobre a garagem, a porta subindo “sobe, sobe, faz barulho”, “abre porta, entra, senta na cadeirinha, aperta o cinto! Coloque as chaves, ligue o carro!

Basicamente, faço observações verbais sobre tudo o que uma criança pode pensar. Posso descrever como resolver meu problema (como quando não consigo encontrar meus sapatos) – “Onde estão meus sapatos? Eu os coloquei aqui? Nãooooo. Talvez eu os tenha deixado perto do sofá. Oh, aqui estão eles, eu os encontrei!” E também converse com seu filho sobre sua solução de problemas – “Você está cansado? Eu também estou cansado. Kam está bravo. Sinto muito, está tudo bem, às vezes também fico brava!”

Eu realmente espero que isso lhe dê algumas ideias de como você pode modelar a linguagem (sem gastar muito tempo extra de manhã!) e apenas saiba que parece estranho no começo, e tudo bem! Assim que se tornar SUA rotina modelar a linguagem, ela ficará confortável e você nem precisará pensar nisso! Também parece que estou sobrecarregando as crianças com palavras quando você lê tudo de uma vez – lembre-se de que essas coisas não estão acontecendo tão rápido quanto você pode ler – as palavras são muito mais espaçadas na vida real.

Este texto foi escrito por Andi Putt, fonoaudióloga pediátrica por trás do Mrs. Speechie P., em 17/09/2022. Você pode encontrá-lo em https://www.mrsspeechiep.com/post/help-your-toddler-talk-morning-routine. Tradução e adaptação livre por Comunicatea®.

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