Se você quiser que elas se comuniquem, dê a elas uma “voz”!

Fonte: Os símbolos pictográficos usados são propriedade do Governo de Aragão e foram criados por Sérgio Palao para ARASAAC (http://www.arasaac.org), que os distribui sob uma Licença Creative Commons BY-NC-SA.

Por Bill Nason, tradução livre por Renata Bonotto

Para algumas crianças no espectro, a comunicação apresenta muitos desafios. Se é difícil formular o que dizer, como dizê-lo e se sentir seguro dizendo isso, ou tentar comunicar uma ideia, sentimento, necessidade ou experiência de comunicação, pode ser desafiador e frustrante. Pode ser exaustivo, primeiro, identificar as palavras certas e depois produzí-las no contexto estrutural para que outros as entendam. Mesmo para quem fala, a ansiedade de se expressar socialmente pode ser esmagadora.

Nos primeiros anos, a comunicação começa de maneira instrumental. As crianças comunicam que querem algo ou “protestam” por não gostar de algo. Para muitas crianças no espectro, porque o mundo é muito caótico, confuso e muito assustador para elas, grande parte de sua primeira comunicação se resume a “escapar e evitar” situações que não dominam. No escopo profissional, isso é chamado de “protesto”. No entanto, seu primeiro método de “protesto” é geralmente por meio de comportamentos (gritar, jogar coisas, bater, chutar, morder a si mesmo etc.), em vez de palavras. Como geralmente tentamos punir e reprimir esse comportamento, ignoramos os protestos da criança, invalidando a intenção de sua comunicação. Frequentemente ignoramos ou punimos a intenção de comunicação deles, frustrando ainda mais suas tentativas iniciais de comunicação. Mesmo à medida que ficam  mais velhos e estabelecem palavras faladas, geralmente “não as ouvimos”. Como queremos que eles façam certas coisas, parem de fazer outras coisas e se comportem de certas maneiras, geralmente ignoramos ou suprimimos suas tentativas de comunicar sua posição, especialmente se não é o que queremos ouvir. Queremos que eles conversem e se comuniquem, mas muitas vezes não lhes permitimos ter “voz”.

Como queremos que as crianças aprendam a se comunicar, precisamos lhes dar uma voz! Seja através de palavras faladas, gestos, sinais manuais, palavras escritas, ruídos vocais, figuras ou outras ações comportamentais. Precisamos permitir que as crianças expressem o que querem, não querem, estão seguras e se sentem à vontade. Precisamos dar a eles uma “voz”, não importa quão complexo ou refinado seja o método de comunicação (gestos, sons, expressões faciais, comportamento etc.). Devemos estabelecer (1) intenção de comunicação e (2) segurança e aceitação para se expressar antes que a criança seja motivada a aprender formas mais complexas de comunicação. Desde muito cedo, recomendo que comecemos o seguinte:

1. Desde os primeiros anos, é importante ficar atento ao comportamento da criança e supor que há intenção de comunicação. Se a criança vira e olha para alguma coisa, pega, joga, faz barulhos vocais ou gritinhos, creia que há intenção de se comunicar e atribua significado a isso. Por exemplo, quando Sally tenta pegar um objeto, pense que há intenção de se comunicar: “Sally quer ____” e entregue o objeto imediatamente a ela. Se Johnny se afastar e gritar quando você apresentar algo, diga “Parece que Johnny não gosta de ____” e retire-o. Expresse a “intenção” a qualquer comunicação que a criança usar. Por sua vez, declare verbalmente essa intenção implícita à criança, para que ela comece a conectar que suas ações afetam o comportamento de outras pessoas. A princípio, a criança pode não estar tentando se comunicar. No entanto, ao atribuir significado e intenção a ela, a criança aprende a conexão de causa e efeito de suas ações, impactando o ambiente. Isso estabelecerá o significado das “intenções” e aumentará a motivação para ela se comunicar.

2. Encontre o melhor método para o seu filho se comunicar. Embora, todos ansiamos que nossos filhos falem, a fala pode não ser o primeiro e melhor método de comunicação no momento. Use uma abordagem de “comunicação total”; usando uma variedade de métodos (ruídos vocais, gestos, imagens etc.) para estabelecer a comunicação. Muitos pais temem que o uso de métodos suplementares de comunicação inibam o uso da fala de seus filhos. Isso não é verdade. Estabelecer comunicação de qualquer forma aumentará a probabilidade de surgimento da fala se essa modalidade for algo de que eles são capazes. Todas as crianças aprendem primeiro a se comunicar por meio de ruídos vocais, gestos, expressões faciais etc., antes de aprender a falar.

3. Dê à criança uma “voz” em tudo. Peça a opinião deles ou quais são suas preferências. Permita a eles escolhas simples (entre o que comer, o que vestir, o que fazer primeiro etc.). Se eles não responderem, dê um palpite e observe a reação deles (“Aposto que você gostaria do suco!”). Aceite qualquer que seja a resposta deles (tentar pegar, ruído vocal, afastando-se etc.) como comunicação e responda como a interpreta. Peça a opinião deles, ofereça escolhas, faça uma pausa para dar a eles uma chance de responder. Depois que responderem, diga como você interpretou. Isso estabelecerá a conexão da sua resposta à ação deles.

4. Entenda e respeite o “protesto” deles. Se a criança não gostar de algo, ou algo a assusta / oprime, primeiro reconheça que você entende e valida que ela está com medo ou não quer algo. Isso é importante para a criança se sentir segura, expressando suas necessidades. Se possível, retire a demanda, modifique-a para atender às suas necessidades ou forneça apoio extra para ajudar a criança a lidar com isso. Ao reconhecer e validar o protesto, retirando ou modificando a demanda, a criança estará aprendendo que sua opinião é (1) importante, (2) ouvida e (3) tem um efeito positivo em ajudá-la.

5. Além disso, quando seu filho está expressando emoção (feliz, triste, zangado, assustado etc.) identifique o sentimento que você vê e conecte-o ao que está causando isso. “Johnny, você parece zangado porque não pode ficar com o brinquedo!”). Dessa forma, a criança começa a conectar sua emoção ao evento e percebe que você lê sua resposta como comunicação (o que pode ajudá-la a lidar com isso). Ele conecta a emoção ao evento e, em seguida, a comunicação dele à sua ação.

6. Por fim, “nada sobre a criança sem a criança!” Dê voz a elas em tudo o que está acontecendo. Independentemente do que seja essa “voz” (verbal ou não verbal), ouça, reconheça e respeite. Isso não significa que você deve ceder a todas as demandas da criança. Apenas certifique-se de (1) dar a ela a chance de expressar sua opinião, (2) reconhecer e validar seus sentimentos e (3) tentar modificar, adaptar ou fornecer maior assistência para que faça algo melhor. Quando ouvimos, elas se sentem seguras para se expressar e desenvolver melhores habilidades de comunicação.

Depois de estabelecer as condições acima, lembre-se de defender o direito da criança de ter  uma “voz” em todos os contextos em que ela participa (por exemplo, na escola). Defenda que seu filho tenha voz e a use!

Este artigo pertence à série sobre “empoderamento” e pode ser encontrada no livro verde de Bill Nason, “Autism Discussion Page on Anxiety, Behavior, School and Parenting Strategies.”

Pode ser adquirido em https://www.amazon.com/Discussion-anxiety-behavior-parenting-strategies/dp/1849059950/ref=sr_1_1?fbclid=IwAR0Gp8mVpHLc5buV45u-EKnXFW3HIqNiklYFjW-9_N0lXUIhCFM2xmplKww&keywords=Bill+Nason&qid=1649632614&sr=8-1

Essa postagem foi feita na página do Facebook Autism Discussion Page em 17/08/2019 em https://www.facebook.com/autismdiscussionpage/posts/2450868428325976 .

Tradução livre por Renata Bonotto (Linguista, Dra. em Informática na Educação, Especialista em Tecnologia Assistiva/Comunicação Aumentativa e Alternativa)

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *