CAA na minha vida

Por Carol Souza

Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) são um conjunto de práticas comunicativas com vários recursos, para auxiliar as pessoas que não falam ou que falam, mas que tem dificuldade de usar a oralidade satisfatoriamente em todos os momentos.

Eu não tive oralidade funcional até a adolescência. Eu falava ecolalia, até cantava, mas não comunicava nada por meio da fala. Não dizia o que doía, se doía, o que eu queria comer, beber, o que eu gostava, não gostava. Minha mãe e tia contam que elas nem mesmo sabiam se eu acreditava em Papai Noel. Com isso vinham as crises. Eu tinha crises diárias, mais de uma vez no dia.

Aos 13 anos minha psicóloga da época me ensinou a escrever para comunicar. Não foi fácil e nem rápido. Levaram 12 anos pra eu me acostumar. Eu não usava se não insistissem muito. Era muito difícil me fazer escrever. 

Já me disseram que foi porque na época eu não tinha os pré requisitos necessários, mas não é verdade. Não existem pré requisitos. A questão é que minha mãe e tia não receberam orientação adequada para serem boas parceiras de comunicação pra mim. Elas não sabiam como me estimular.

Com o tempo eu fui escrevendo palavras, depois vieram as frases, mas somente aos 25 anos, vieram os textos relatando fatos. E foi a partir desse momento que a minha família passou a me conhecer melhor.

Atualmente uso CAA e falo. Minha oralidade melhorou depois disso, assim como as crises diminuíram. Minha fala não é totalmente funcional e nem sempre consigo me fazer entender por ela. Há momentos em que o que eu falo, não tem a ver com o que eu quero dizer. Por exemplo, outro dia eu perguntei oralmente a minha mãe “O que é Sedex?”. Só que na minha cabeça a pergunta era “Como vamos saber o endereço pra enviar via Sedex?”

É por isso que CAA também é para pessoas falantes com necessidades complexas. Eu uso um sistema robusto com teclado e pictogramas. Quando estou estressada e não consigo escrever, uso os pictogramas. Quando estou bem, uso o teclado. Um sistema robusto é importante para garantir que tenhamos todas as ferramentas para comunicar o que quisermos.

Todos são capazes de usar CAA. Comunicação é direito e CAA é vida.

Este texto foi escrito por Caroline de Souza, do instagram @carolsouza_autistando

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *