Processamento Gestalt da Linguagem e CAA

Fonte da imagem: www.freepik.com.br

Este texto foi escrito por Lily Konyn, especialista em suporte da AssistiveWare, em 08/02/2022. Você pode encontrá-lo em inglês em https://www.assistiveware.com/blog/gestalt-language-processing-aac. Tradução e adaptação livre por Comunicatea®.

          

O Processamento Gestalt da Linguagem está recebendo muita atenção no campo da CAA. Neste texto, Lily Konyn, membro da equipe de suporte da AssistiveWare e usuária de CAA em meio período, se aprofundará no que isso significa e, o mais importante, como isso pode influenciar nossas ferramentas e suportes de CAA.

O que é o Processamento Gestalt da Linguagem?

Processamento Gestalt da Linguagem (em inglês Gestalt Language Processing – GLP) é uma forma de desenvolvimento de linguagem que começa com frases inteiras memorizadas para palavras únicas.

A unidade básica da linguagem é geralmente uma palavra. Construímos a linguagem palavra por palavra para chegar ao nosso significado. Para processadores gestalt da linguagem, a unidade básica da linguagem não é uma palavra; é um ‘pedaço’ de linguagem. Por exemplo, um processador gestalt da linguagem pode pensar em “Eu voltarei” como um bloco. Eles não reconheceriam as palavras “eu” e “voltar” que compõem a frase, mas a veriam como um todo. Podemos chamar esses ‘pedaços’ de gestalts ou scripts. Você também pode ter ouvido isso ser referido como ‘ecolalia tardia’.

O processamento gestalt da linguagem é uma parte normal do desenvolvimento da linguagem. Todas as crianças têm alguns gestalts, mesmo que comecem a falar palavra por palavra. Por exemplo, a maioria das crianças (e adultos!) processa “de nada” como um gestalt. Eles não estão pensando em juntar o significado “de” e “nada” – eles estão apenas vendo o todo.

Lembre-se de que um script (gestalt) não precisa significar o que diz literalmente. “Você está bem?” pode significar “Estou machucado!” porque muitas vezes a criança ouve essa pergunta quando algo está errado. De certa forma, os processadores gestalt da linguagem são mestres da metáfora. Eles veem as conexões entre os dois cenários e trazem a linguagem da primeira situação para a segunda.

Muitas vezes sinto a necessidade de usar um gestalt em minha vida cotidiana. Para mim é muito difícil coordenar a fala palavra por palavra quando estou chateada. Em vez disso, uso um gestalt para transmitir o que quero dizer. “Alguns dias, você simplesmente não consegue se livrar de uma bomba!” Eu lamento. Meu cônjuge olha e pergunta: “Com o que você está tendo problemas?” Felizmente, não é uma bomba. Eu me deparei com um problema que não podia ser resolvido, não importa o que eu tentesse (assim como Batman no filme de 1966 com Adam West, expressando sua frustração ao tentar se livrar de uma bomba em um calçadão comicamente lotado). Meu cônjuge pode me trazer minha CAA ou talvez eu não precise dela. O importante é que nos esforcemos para nos entender.

Os 4 estágios do processamento gestalt da linguagem

Existem quatro estágios principais de processamento gestalt da linguagem:

  1. Usando frases inteiras para se comunicar (Não há lugar como o lar. Não estamos mais no Kansas.)
  2. Separando essas frases para recombiná-las. (Não estamos – em casa.)
  3. Reconhecer que as palavras são os principais blocos de construção da linguagem. (Kansas não é em casa.)
  4. Aprender a usar a gramática convencional (Kansas não é minha casa).

Como sei se alguém é um Processador Gestalt da Linguagem?

Saber se alguém é um processador gestalt da linguagem pode nos ajudar a entendê-lo melhor. Se não entendermos o processamento gestalt da linguagem, podemos desencorajar as crianças a ‘criar scripts’.  E esses scripts fazem parte da aquisição da linguagem. Agora, sabemos que não devemos interpretar os scripts literalmente. Não presumimos que alguém entenda como usar a palavra “lugar” só porque entende “Não há lugar como o lar”.

Para pessoas que falam, muitas vezes é fácil identificar alguém que é um processador gestalt da linguagem. Elas repetem frases favoritas com a mesma entonação com que as ouviram originalmente. Eles não separam as frases e geralmente não usam as palavras para fazer novas frases. É muito comum que pessoas autistas sejam principalmente processadores gestalts da linguagem.

Processamento Gestalt da Linguagem e CAA

Não podemos dizer com certeza se uma pessoa que não fala é um processador gestalt da linguagem. A pesquisa sobre processamento gestalt da linguagem existe há muito tempo, mas não há pesquisas para identificar se pessoas não falantes são processadores gestalt da linguagem.

Também há pouca ou nenhuma pesquisa sobre como trabalhar com processadores gestalt da linguagem e CAA. É importante lembrar que o processamento gestalt da linguagem faz parte do desenvolvimento da linguagem para todos. Então podemos esperar que todos os usuários de CAA tenham alguns gestalts.

Também podemos supor que muitos usuários autistas de CAA podem ser processadores gestalt da linguagem. Pessoas autistas são mais propensas a serem processadores gestalt da linguagem. A boa notícia é que isso não altera as práticas recomendadas da CAA. A pesquisa mostra que as melhores práticas de CAA funcionam – para todos, não apenas para algumas pessoas.

Alguns usuários de CAA  falam sobre os momentos em que usam a CAA porque o que sai de sua boca não é o que eles querem dizer. Os suportes visuais e motores de um dispositivo de CAA os ajudam a compor sua mensagem. Com meu dispositivo, posso dizer: “Preciso de ajuda!” em vez de “Houston, temos um problema”.

4 maneiras de oferecer suporte com CAA a processadores gestalt da linguagem

Muitas de nossas recomendações apoiam comunicadores usuários de CAA e também são especialmente importantes para processadores gestalt da linguagem.

1. Modele CAA: os processadores gestalt repetem coisas de seu ambiente. É crucial fornecer muita linguagem que eles possam repetir, modelando a CAA de forma consistente. A CAA também mostra visualmente que as unidades que usamos para nos comunicar são palavras.

2. Use palavras essenciais: Os processadores gestalt da linguagem precisam de scripts/gestalts que sejam muito funcionais e que possam ser usados ​​em muitas situações diferentes. O uso de palavras essenciais  oferece esses scripts. (‘Adorei!’ funciona em mais situações do que ‘A receita do ensopado da Lily é deliciosa!’)

3. Não apresse a gramática: O último estágio do aprendizado da linguagem gestalt é usar a gramática convencional. Não se concentre muito na gramática até que o comunicador usuário de CAA esteja se expressando com confiança, combinando palavras.

4. Não use a CAA como um teste: os processadores gestalt da linguagem captam a linguagem de situações carregadas de emoção. Flashcards, tiras de frases e forçar “repita depois de mim” ou atividades de mão sobre mão não ajudarão. Você não deve presumir o que eles querem dizer e deve tornar a comunicação envolvente e divertida.

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *