Presumir Potencial

Organizado por Renata Bonotto

“Presuma potencial” é um dos lemas na área do campo da Tecnologia Assistiva. Como sabemos, a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é uma das subáreas da Tecnologia Assistiva.

Presumir potencial quanto à comunicação tem a ver com uma atitude positiva em relação a pessoas com dificuldades para compreender e usar a linguagem. Afinal, temos cada vez mais exemplos de pessoas com necessidades complexas de comunicação que com os subsídios da CAA, conseguem mostrar seu potencial e participar cada vez mais de atividades em casa, na escola e na comunidade! 

Na prática, presumir potencial afeta a forma como fazemos escolhas sobre a CAA e como criamos oportunidades para acesso às palavras, às funções de comunicação e ao alfabeto.  

Também envolve a compreensão de que não há pré-requisitos de habilidades ou de idade para iniciar o uso de CAA. 

Presumir potencial se baseia em dois princípios que se aplicam a toda e qualquer pessoa, independentemente do diagnóstico, deficiência ou nível de desenvolvimento:

  • Todo mundo tem algo a dizer
  • Todos podem aprender

 

Todo mundo tem algo a dizer

 

Todas as pessoas, independentemente de sua condição ou aparência, têm uma vida interior única e rica – uma vida cheia de sentimentos, preferências, opiniões, histórias, memórias e sonhos. Mesmo quando uma pessoa não tem os meios para expressar sua vida interior de uma maneira compreensível e convencional, essa vida é real e está presente. Nosso objetivo é levar cada usuário de CAA a expressar sua vida interior de uma maneira que seja acessível para o usuário e compreensível para a pessoa com quem interage. Uma vida interior rica não se reduz a pedidos e expressões sobre necessidades pessoais, pelo contrário, inclui todas as muitas razões pelas quais as pessoas se comunicam umas com as outras.

Todos podem aprender

 

Quando uma pessoa não consegue se comunicar usando a fala, não temos como saber com precisão a capacidade de uma pessoa compreender e usar sua língua. Por não saber exatamente quais são as habilidades ou o potencial da pessoa, adotamos a suposição menos perigosa, ou seja, supomos que a pessoa tem o potencial de compreender e aprender a usar a CAA para se comunicar.

Isso não significa, no entanto, que vamos presumir que a pessoa já está completamente alfabetizada ou que possui todas as habilidades de linguagem receptiva e expressiva adequadas à idade. Significa que não sabemos e não podemos saber o potencial dessa pessoa até oportunizarmos a ela ferramentas acessíveis e o ensino necessário para que faça o uso dessas ferramentas para mediar sua comunicação.

Todos podem aprender e desenvolver se receberem a orientação e os recursos adequados! Com orientação adequada, prática e o uso de recursos organizados adequados às características do usuário, é possível não apenas aprender, mas também se tornar um comunicador habilidoso.

O potencial para comunicar está em todas as pessoas.

Nós precisamos colaborar para que seja alcançado!

Referências

 

AssistiveWare. https://www.assistiveware.com/learn-aac/presume-competence

Jorgensen, Cheryl. (2005). The Least Dangerous Assumption. [A suposição menos perigosa]

Stout, A. Presuming Competence: what is it and why is it important?  Traduzido por Renata Bonotto.

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

1 comentário em “Presumir Potencial”

  1. Marina Ferreira Cavalieri Millioti

    Excelente! O conceito de pré requisitos para iniciar ou ser exposto a um aprendizado, poda as oportunidades de desenvolvimento.
    Sempre me pauto pelo aprendizado para o desenvolvimento e não desenvolvimeno para aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *