Leitura Compartilhada

Fonoaudióloga Alessandra Buosi 

É muito comum ouvirmos sobre os benefícios da leitura para e com a criança de desenvolvimento neurotípico. O quanto essa prática amplia o vocabulário, traz conhecimento de mundo, aproxima os envolvidos na atividade, enfim… a gente pode considerar a leitura compartilhada uma estratégia de estimulação de linguagem.
Para os usuários de sistemas de CSA, o uso dessa estratégia deve ser considerada como fundamental para estimular a iniciativa comunicativa, interação com o parceiro de comunicação e com seu recurso, ampliação do vocabulário, habilidade de navegação nos sistemas multiníveis, sintaxe e pragmática.
Alguns autores propõe técnicas para realizar leitura compartilhada apoiada por símbolos.
Nesse sentido, a gente pode começar com estratégias simples de marcar no aplicativo do usuário a principal palavra de cada frase, até utilizar o livro como base para iniciar uma conversa sobre um tema específico fazendo um paralelo com as experiências semelhantes vividas pelo usuário.
Pôde-se navegar pelo sistema como um todo ou construir páginas específicas para leitura ou ainda mais específicas sobre um livro ou outro livro.
O importante é se preparar para essa atividade. Explorando o livro antes e verificando o vocabulário presente no
Dispositivo ou prancha do usuário.
Selecione um livro interessante, motivação é tudo! Faça uma rápida leitura, verifique o vocabulário que você pretende explorar com este livro e divirta-se com a leitura! Com certeza isso vai te tornar um leitor-parceiro de comunicação muito mais eficiente!

Esse texto é parte do projeto Drops CAA: GOTAS DE CONHECIMENTO, que foi apresentado no nosso Instagram em comemoração ao mês de conscientização da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) em Outubro de 2021.

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *