A Deficiência Visual Cerebral (DVC) é uma forma única de deficiência visual, que afeta a interpretação da informação visual.
De acordo com pesquisas atuais, 1 em cada 30 crianças apresenta dificuldades relacionadas à DVC. Isso significa que há uma boa chance de termos alunos com DVC em nossas salas de aula e salas de terapia, quer saibamos disso ou não. Esperemos que isto também signifique que a investigação continuará a crescer e a expandir-se, assim como os recursos.
Pode ser complicado decifrar a terminologia médica e o jargão que cerca a DVC, por isso, neste artigo, vou dividi-los em fatos rápidos para ajudá-los a entender. Quer você seja pai ou educador, esta postagem do blog é o seu guia para uma compreensão clara e concisa das características, causas, estratégias de gerenciamento, comportamentos e suporte em sala de aula para crianças com deficiência visual cerebral.
O que causa a deficiência visual cerebral (DVC)?
A DVC geralmente é resultado de lesão cerebral que afeta os centros visuais. As causas comuns incluem encefalopatia hipóxico-isquêmica, leucomalácia periventricular, lesão cerebral traumática, infecções, distúrbios metabólicos e outras questões no desenvolvimento.
As características concomitantes podem incluir paralisia cerebral e atrasos no desenvolvimento.
Quais são as características mais comuns da Deficiência Visual
Cerebral (DVC)?
A DVC é caracterizada por vários comportamentos e respostas visuais que diferem das deficiências visuais oculares.
Vamos explorar algumas das características da Deficiência Visual Cerebral (DVC) e como elas podem impactar as experiências visuais das crianças:
Preferências de cores: crianças com DVC geralmente mostram uma forte preferência por cores brilhantes e saturadas, como vermelho e amarelo. Elas podem se sentir atraídas em torno de objetos que tenham esses tons vibrantes, achando-os visualmente envolventes.
Necessidade de movimento: as crianças podem necessitar de movimento para captar a sua atenção. Isso explica por que as crianças com DVC são atraídas por brinquedos que se movem e iluminam. Também explica porque os alunos gostam de objetos que parecem se mover, como objetos brilhantes ou reflexivos.
* Alguns objetos comuns que se movem ou parecem se mover são espelhos, pompons, leques ou bandeiras, brinquedos giratórios, cata-ventos, brinquedos de causa e efeito e garrafas sensoriais.
Latência visual: Crianças com DVC podem apresentar resposta atrasada ao olhar para objetos. É importante dar-lhes tempo suficiente para processar a informação visual antes de esperar uma reação.
Seus cérebros precisam de um pouco mais de tempo de processamento!
Dificuldade com complexidade visual: a DVC pode tornar difícil para as crianças processar estímulos visualmente complexos.
Fornecer-lhes materiais visuais simples e organizados, como objetos com cores únicas, pode ajudar a reduzir as distrações visuais e aumentar a capacidade de foco.
Olhar para a luz e olhar sem propósito: Crianças com DVC podem demonstrar fascínio por fontes de luz e podem parecer olhar para coisas sem uma intenção específica. Elas podem passar o tempo olhando o sol entrando por uma janela ou serem cativados pelo jogo de luz e
sombras.
Preferências de campo visual: Muitas crianças com DVC têm preferências específicas de campo visual. Elas podem preferir olhar para objetos em uma direção específica, como na periferia ou virando a cabeça. Compreender suas preferências de campo visual pode ajudar a criar experiências visuais ideais.
Visão à distância prejudicada: a DVC pode afetar a capacidade da criança de ver objetos distantes, especialmente quando há fundos complexos. Se os objetos distantes estiverem aglomerados ou complexos (como no corredor da escola), a criança pode ter dificuldade de visão à distância.
* Utilizar recursos visuais maiores e de alto contraste, bem como posicionar a criança mais perto dos materiais instrucionais, pode melhorar seu acesso visual.
Reflexo visual de piscar prejudicado: As crianças com DVC podem não piscar tão rapidamente ou reagir tão rapidamente quando as coisas se aproximam muito dos seus olhos. É importante estar atento à proximidade dos objetos e garantir sua segurança durante atividades guiadas visualmente.
Preferência por objetos familiares: Crianças com DVC, muitas vezes, encontram conforto em objetos familiares que seus cérebros reconhecem facilmente.
Esses objetos proporcionam uma sensação de familiaridade e podem ajudá-los a se sentirem mais seguros em seu ambiente visual.
* Objetos familiares tranquilizam. Então, traga os itens preciosos – eles são como pequenos cobertores de segurança para uma criança com o mundo visual da DVC.
Alcance visualmente guiado prejudicado: Quando se trata de agarrar objetos, as crianças com DVC podem ter dificuldade para olhar e alcançar ao mesmo tempo. Orientação verbal e toque gentil podem ser muito úteis.
A compreensão destas características da DVC pode orientar pais e professores na criação de ambientes de apoio e na implementação de estratégias que promovam experiências visuais ideais para crianças com DVC. Ao reconhecer e atender às suas necessidades visuais únicas, podemos ajudá-los a navegar pelo mundo com maior confiança e sucesso.
Quais são os comportamentos associados à Deficiência Visual Cerebral (DVC)?
Crianças com DVC podem apresentar diversos comportamentos indicativos de sua deficiência visual.
Vamos explorar os comportamentos das crianças com DVC através de exemplos:
Respostas anormais à luz: Os alunos podem apertar os olhos e se afastar de luzes fortes, indicando sensibilidade à luz.
Evitar contato visual e olhar social: Um aluno pode ter dificuldade em estabelecer contato visual durante as interações sociais, muitas vezes desviando o olhar ou concentrando-se em áreas periféricas.
Fadiga devido a tarefas visuais: Os alunos podem apresentar sinais de cansaço e diminuição do envolvimento visual após períodos prolongados de estimulação visual.
Dificuldade com estímulos visuais em ambientes complexos: Alguns indivíduos com DVC podem achar difícil localizar e observar visualmente objetos em ambientes movimentados e visualmente desordenados(poluídos). Você pode observar alunos com DVC trazendo objetos ou brinquedos até o nariz.
Dificuldade com campo visual: A perda de campo visual é comum em crianças com DVC, especialmente no campo inferior. Isso significa que elas, podem ter dificuldade em contornar obstáculos, dificuldade em descer escadas, dificuldade em ver coisas planas em uma superfície à sua frente, etc.
Colapsos na presença de sobrecarga sensorial (crises): Um colapso é como uma criança com DVC pode responder à sobrecarga sensorial.
Algumas coisas que podem desencadear um colapso na DVC são: Confusão visual, lugares movimentados, ruídos altos e lugares desconhecidos.
Um colapso pode parecer uma criança gritando ou chorando, caindo no chão, tentando sair do local ou comportamento agressivo. O colapso na DVC não é culpa do indivíduo. O colapso na DVC não é culpa sua. Tente encontrar um lugar tranquilo para a criança ir caso um colapso ocorra ou esteja prestes a ocorrer. Dê tempo à criança para se acalmar e se sentir segura novamente.
Certifique-se de observar sinais de sobrecarga ou exaustão. Isso pode significar que é hora de sair ou fazer uma pausa.
Quais são algumas estratégias para o manejo na Deficiência
Visual Cerebral?
Apoiar crianças com DVC requer a adoção de estratégias de intervenção adequadas.
Aqui estão algumas estratégias de gestão eficazes para educadores que trabalham com uma criança com DVC:
Prepare o cenário: minimize a confusão visual nas paredes removendo pôsteres, obras de arte e decorações. Mantenha as coisas simples e visualmente organizadas para ajudar o aluno a se concentrar. Forneça um espaço ou canto silencioso e organizado, se possível.
O contraste é fundamental: Utilize materiais com alto contraste e imagens nítidas para melhorar o reconhecimento e a compreensão visual. Cores fortes e contrastes nítidos podem fazer uma grande diferença para estudantes com DVC. Uma criança pode ser capaz de ver coisas que estão um pouco mais distantes se forem grandes ou estiverem contra um fundo sólido.
Ilumine o seu mundo: A luz pode ser usada para chamar a atenção de uma criança. Uma mesa de luz pode ser uma ferramenta comum para usar com crianças com DVC. Algumas outras maneiras de incorporar luz são através de janelas/luz natural, lâmpadas, brinquedos que acendem, iPad/tablet ou lanterna.
Equilibre a exposição multissensorial: certifique-se de permitir que a criança explore novos itens sem ruído. Isso ocorre porque algumas crianças com DVC têm dificuldade em usar a visão quando há informações auditivas concorrentes.
Adaptar materiais de aprendizagem: Ao adaptar livros ilustrados para alunos com DVC, você pode controlar muitas características do livro.
Experimente estas estratégias para adaptar um livro para um aluno com DVC:
- Adicionar fundo preto/sólido
- Adicionar fonte com bolhas ou ampliada
- Destaque os conceitos importantes
- Adicione estímulos táteis.
Você pode começar facilmente experimentando a minha série de livros para DVC:
Adapted Books Starter Pack. Esses livros adaptados para DVC apresentam aos alunos letras, números e formas.
Existem três habilidades (sons iniciais das letras, contagem e formas) focadas na série de livros: Starter Pack Adapted Books Bundle. Este pacote é perfeito para alunos com DVC, alunos com outras deficiências visuais, alunos com autismo ou alunos que precisam de uma abordagem multissensorial.
Cada página desses livros utiliza um fundo preto e imagens coloridas e de alto contraste.
Existem várias versões de cada livro incluídas, para que você possa usar o nível que seu aluno precisa!
Junte-se a especialistas: a colaboração é fundamental! Trabalhe em estreita colaboração com uma equipe de especialistas para desenvolver um plano individualizado que atenda às necessidades visuais específicas da criança. Esses especialistas podem incluir oftalmologistas e terapeutas ocupacionais.
Use ferramentas: explore tecnologias adaptadas e suportes visuais que podem ajudar a criança a acessar materiais educacionais. Use plano inclinado e quadros de feltro pretos para garantir que os materiais estejam no campo visual preferido da criança.
Siga o plano: crie rotinas consistentes e previsíveis com cronogramas visuais. Usar cronogramas visuais com ícones grandes e simples ajuda o aluno a antecipar e fazer a transição entre as atividades, promovendo a independência e reduzindo a ansiedade.
Ilumine corretamente: otimize as condições de iluminação na sala de aula. Ajuste a iluminação para reduzir o brilho e melhorar a visibilidade, facilitando a percepção e a atenção da criança aos estímulos visuais.
Forneça tempo de espera extra: fornecer tempo de espera é essencial. Ao apresentar um item a uma criança com DVC, dê a ela tempo para processar o item. O tempo de espera pode ser difícil e desconfortável. Aqui vai uma dica para ajudar: quando você acha que já deu tempo suficiente, espere mais!
Lembre-se, cada criança com DVC é única, por isso é importante personalizar as intervenções com base em suas necessidades e preferências individuais. Ao implementar essas estratégias, os educadores podem criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e de apoio para crianças com DVC.
Deficiência visual cerebral (DVC) é uma condição complexa que requer uma compreensão abrangente de suas características, causas, estratégias de gerenciamento, comportamentos e suporte em sala de aula.
Ao reconhecer e abordar as necessidades únicas de crianças com DVC, podemos criar ambientes inclusivos que promovam seu desenvolvimento visual e bem-estar geral. Por meio da implementação de estratégias e suportes apropriados, podemos ajudar crianças com DVC a prosperar e atingir seu potencial máximo.
Este texto foi escrito por Melissa Chalme (@specialachiecers), Multiple Disabilities teacher. Você pode encontrá-lo em https://specialachieversblog.com/cortical-visual-impairment/
Tradução e adaptação livre pela Associação Comunicatea®.