Todos nós usamos CAA!
Publicado por @drawntoacc no Instagram
Tradução pelo @comunicatea_pais
Adaptação para publicação aqui por @renata.bonotto
A Comunicação Aumentativa e Alternativa engloba mais do que os aplicativos de comunicação com saída de voz de alta tecnologia. A CAA também inclui sinais manuais, linguagem corporal, mensagens de texto, a escrita e qualquer coisa que usamos além da fala na comunicação.
Lembrar disso pode ajudar a normalizar o uso de outras modalidades de comunicação além da fala e ajudar a lembrar a todos que falam (como, a maioria de nós) que não há pré-requisitos para a CAA e que a CAA não vai impedir a fala.
CAA significa mais do que dispositivos geradores de fala de alta tecnologia
Muitas pessoas se referem a dispositivos geradores de fala de alta tecnologia e CAA como se fossem sinônimos. Tablets com aplicativos de comunicação são certamente uma forma icônica de CAA, mas isso não é tudo que a CAA abrange.
Então, o que mais é CAA?
A CAA pode ser separada em dois grupos: CAA não apoiada e CAA apoiada. A CAA não apoiada refere-se a tudo que podemos usar sem ajuda externa para comunicação além da fala, como os gestos, sinais manuais e outra linguagem corporal. CAA apoiada inclui apoios para comunicação que utilizam ferramentas externas. Os dispositivos geradores de fala se enquadram nessa categoria, assim como as mensagens de texto, a escrita, as pranchas com imagens, sistemas de CAA robustos de baixa tecnologia e dispositivos que utilizam mensagens gravadas com botões. Importante: Todos nós usamos alguma forma de CAA todos os dias.
Lembrando, outros termos que usamos em português para comunicação apoiada e não apoiada são “comunicação assistida e não assistida” e “comunicação auxiliada e não auxiliada”. O termo suporte e apoio são utilizados como sinônimos também.
E daí?
É bom saber que a comunicação inclui todas essas possibilidade porque isso normaliza o uso de outras modalidades de comunicação além da fala quando indivíduos falantes lembram que também contam com a CAA para a comunicação em muitos contextos.
Isso também favorece uma melhor compreensão aos indivíduos que falam sobre CAA e ajuda a dissipar mitos como “CAA impede a fala” ou “há pré-requisitos para o uso da CAA”. O uso de CAA certamente não impediu que muitos de nós nos tornássemos indivíduos falantes. E, a maioria de nós nunca passou por um teste antes de ser “autorizado” a aprender a usar um teclado!
Ok, mas para quem importa se eu uso “CAA” e “aplicativo de CAA” como sinônimos?
Lembrar que a CAA significa mais do que o uso de aplicativos de CAA de alta tecnologia é importante por vários motivos. Por um lado, reduz as barreiras que as pessoas colocam quando só pensam em termos dos dispositivos geradores de fala que conhecem e se esses são adequados para alguém, em vez de fazer uma avaliação completa e descobrir as necessidades de uma pessoa e depois combiná-las com uma série de recursos de CAA adequados.
Entender a CAA como uma grande categoria de ferramentas e suportes nos ajuda a entender que o objetivo é apoiar a comunicação de uma maneira que seja melhor para o indivíduo, e não se trata apenas de “comprar um tablet, qualquer tablet”.
Mas, a CAA de alta tecnologia não é a melhor que existe?
Depende do indivíduo! O fato de a CAA abranger mais do que a alta tecnologia não deve ser uma desculpa para dar a um comunicador “iniciante” apenas opções de baixa ou nenhuma tecnologia.
Entender que a CAA envolve uma grande variedade de ferramentas, antes de qualquer coisa, deve implicar em uma disponibilidade e quantidade maior de ferramentas e suportes que oferecemos a um indivíduo. Ainda, deve nos manter em busca de ferramentas que realmente atendam às suas necessidades.
Sim, precisamos de um vocabulário robusto, presumir competência e CAA de alta tecnologia apropriada. Mas, você não deve iniciar uma avaliação com uma ferramenta de CAA em mente. Conheça primeiro o comunicador e quais são as suas necessidades, e DEPOIS procure as ferramentas de CAA que melhor se adaptem a ele.
Resumindo:
Muitas pessoas só se referem à CAA quando estão pensando em dispositivos geradores de fala de alta tecnologia. Mas, “CAA” não é sinônimo de aplicativos de comunicação em dispositivos com saída de voz.
Ampliar a compreensão sobre a CAA, de modo que englobe TODOS os suportes que podem ser incluídos nessa categoria é importante para que todos entendam como a CAA pode ser usada para apoiar a comunicação.
Publicado por @drawntoacc no Instagram
Tradução pelo @comunicatea_pais
Adaptação para publicação aqui por @renata.bonotto