Se você está trabalhando com um indivíduo e quer aumentar a comunicação, deve tentar esta estratégia! Está provado que ela abre a porta para mais comunicação, apoia o processamento e dá mais poder ao indivíduo. Então, qual é essa estratégia? Tempo de espera!
O Tempo de Espera é quando você simplesmente PAUSA e permite que o comunicador tenha a chance de responder. Parece tão simples, certo? Bem, em um mundo acelerado, onde muitos de nós nos sentimos desconfortáveis com o silêncio, na verdade, é muito mais difícil do que parece. Vamos discutir porque usamos o tempo de espera, como podemos praticá-lo e sua contraparte comportamental.
POR QUE USAR O TEMPO DE ESPERA?
Usamos o tempo de espera por alguns motivos diferentes:
- Ele permite que o comunicador tenha a oportunidade de responder. Se você não fizer uma pausa na conversa, os indivíduos que têm atrasos na comunicação não vão se inserir na conversa.
- Ele permite que o comunicador tenha tempo para processar o que foi dito. Às vezes, demora um pouco para processar a linguagem que os outros estão usando. Ao dar um tempo de espera, permitimos esse tempo de processamento e garantimos que estamos obtendo uma resposta verdadeira.
- Ele permite que o comunicador tenha a chance de desenvolver uma resposta. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que têm dificuldades de planejamento motor. Ao permitir um tempo de espera, permitimos que o comunicador tenha a chance de reunir seus pensamentos e fazê-los acontecer.
Pensando em nossos usuários de CAA, considere o quanto precisa ser coordenado para desenvolver uma resposta bem pensada (ouvir o input, decidir o que dizer, selecionar os locais corretos e compartilhar).
COMO PRATICAMOS?
Você pode estar lendo isso e dizendo: “Praticar esperar calmamente, Lauren, isso não parece necessário”, e talvez não seja, mas eu desafio você a realmente observar sua prática. Costumamos dizer para utilizar um tempo de espera de 5 a 10 segundos para começar e aumentar a partir daí, conforme necessário. Alguns indivíduos precisam de quase um minuto de tempo de espera para processar informações e responder.
Dicas de prática:
- Grave uma interação com o indivíduo e observe o retorno para ver se você forneceu tempo de espera suficiente.
- Conte mentalmente até 10 (certifique-se de ainda olhar para o indivíduo para que ele saiba que você está presente e pronto para se comunicar).
- Pratique sempre que puder.
- Ensine os outros e peça que ajudem a verificar se você está usando o tempo de espera.
PERSPECTIVA COMPORTAMENTAL
Costumo ver essa ideia de TEMPO DE ESPERA confundida com RETENÇÃO (reter, segurar). Retenção é uma estratégia de gerenciamento de comportamento em que você mantém um item ou ação até que uma ação específica seja realizada. No nosso caso, estaríamos retendo algo até que um indivíduo dissesse a palavra ou usasse seu dispositivo.
Como eles diferem:
- Tempo de espera:
O parceiro de comunicação diz: “O que você quer para o almoço?” Em seguida, ele olha para o comunicador e PAUSA. Em sua cabeça, conta até 10. Se o indivíduo responder antes disso, honramos sua comunicação e damos o item. Se o indivíduo não responder após 10 segundos, podemos modelar algumas opções, dar escolhas ou entregar diretamente o item do almoço.
- Retenção:
O parceiro de comunicação diz: “O que você quer para o almoço?” Em seguida, ele olha para o comunicador e pausa. Se não houver resposta, ele pergunta novamente e então solicita uma palavra específica: “queijo grelhado”. Se o comunicador usar uma vocalização para o item do almoço, mas não a palavra esperada (queijo grelhado), o parceiro de comunicação segura o almoço até que ele consiga dizer a palavra ou usar seu dispositivo, etc. Escolhi um exemplo de comida porque você pode ver o quão problemático pode ser reter… Se segurarmos um item de uma pessoa até que ela atenda às nossas expectativas, não estamos permitindo que ela tenha a oportunidade de autonomia.
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Texto:
Por: Lauren Greenlief
https://www.inspireconnectionstherapy.com/blog/strategy-to-support-communication
Título Original:
TOP STRATEGY TO SUPPORT COMMUNICATION
Tradução e adaptação: ComunicaTEA Pais