Modelagem
Fonoaudióloga Ana Montenegro.
Olá, sou Ana Montenegro, fonoaudióloga, docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora na área de comunicação alternativa e autismo. Para que a criança aprenda a utilizar de fato a comunicação alternativa, existem alguns aspectos primordiais e hoje irei falar sobre um deles: a modelagem na comunicação alternativa. Sabemos que para o aprendizado de qualquer língua é necessário que a criança esteja imersa em um ambiente em que todos os interlocutores possam ser o modelo de falante desse idioma, com a forma de como é utilizado a língua, que podemos chamar o uso do significante linguístico em comum. Na comunicação alternativa a língua é a mesma, só que os significantes estão em forma de símbolos, digamos assim. De acordo com Tomasello, a partir de nosso modelo como interlocutor, a criança inicialmente imita, faz suas hipóteses, constrói e generaliza utilizando o sistema linguístico com os diversos parceiros e em diferentes contextos.
Daí, questiono, como queremos que a criança com necessidade complexa de comunicação seja fluente no uso de comunicação alternativa, se nós não somos o modelo linguístico, pois não utilizamos o mesmo sistema dela? A quem ela vai imitar?
A modelagem pode ocorrer de três formas: a primeira é ao conversamos diretamente com a criança, por exemplo enquanto falamos vamos apontando no sistema linguístico da comunicação alternativa. A segunda é quando queremos que a criança nos imite imediatamente, daí demonstramos o uso, como se fosse a criança falando, respondendo, comentando, com o intuito de que ela possa nos imitar, e por fim, a terceira forma é demonstrar outras pessoas utilizando o sistema de comunicação alternativa, como por exemplo apresentar um vídeo de outra criança utilizando um livro de comunicação alternativa.
De acordo com a revisão sistemática publicada pela ASHA, realizada por Sennott e colaboradores, a modelagem promove ganhos linguísticos significativos na pragmática, na semântica, na sintaxe e, também na morfologia. Daí queridos parceiros de comunicação, aproveitem os diversos momentos de comunicação e modelem, modelem, modelem.
Esse texto é parte do projeto Drops CAA: GOTAS DE CONHECIMENTO, que foi apresentado no nosso Instagram em comemoração ao mês de conscientização da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) em Outubro de 2021.