Helena Gueiros
Fisioterapeuta/ Psicomotricista
Terapeuta DIR/Floortime
Instrutora DIR/Floortime pela Profectum
O DIR é um modelo de desenvolvimento e também uma terapia que valida além as diferenças individuais os sentimentos e as ideias da pessoa com quem nos relacionamos. Acontece que muitos dos meninas e meninas que as famílias buscam acompanhamento tem dificuldades na comunicação verbal e inicialmente na comunicação não verbal também. Como no DIR o profissional tem um olhar muito observador para dentre outras coisas os sinais comunicativos sutis isso faz com que exista maior vontade de se comunicar e a comunicação não verbal expande significativa durante o processo terapêutico. Durante esse processo com foco nas relações, no engajamento e na potencialidade alguns meninos e meninas também utilizam a comunicação verbal, porém as vezes limitada a pedidos e alguns não utilizam a linguagem verbal como meio comunicativo.
Durante as interações quando aparecem situações em que as emoções são intensas nós validamos o sentimento, porém quando não existe a possibilidade do sujeito comunicar o que está sentindo podemos fazer presumir de forma errada o que a pessoa está sentindo e também quem fica com o controle da comunicação não é a pessoa que quer comunicar. Além disso é difícil comunicar ideias usando gestos, ações e expressões, muitas ideias envolvem pensamentos abstratos e elaborados aos quais nossos queridos amigos e amigas são capazes de elaborar, porém sem habilidades para mostrar aquilo que sabem.
Na minha angústia de saber que eles tinham mais a dizer do que estavam conseguindo eu encontrei a CAA, a que forma que eu mais me adaptei foi o PODD. E depois de ter a CAA nas interações percebi que de fato havia passado o controle da comunicação para o comunicador e a validação dos sentimentos deixou de ser uma suposição e começou a ser genuína de quem estava sentido.
Já escutei de alguns amigos que o mesmo estava desconfortável, e eu pensando que o mesmo estava triste. Poder explorar as ideias simbólicas também é algo que a CAA possibilita, “eu quero fazer um bolo de aniversario e cantar parabéns “um exemplo de uma ideia que não seria possível de comunicar pois não tinha os objetos concretos no ambiente. “eu gosto de balançar rápido “outra situação difícil de comunicar usando o corpo. Saudade de uma pessoa. Essas são apenas algumas situações em que não seria possível escutar sentimentos e ideias sem a CAA.
Encontrar um sistema robusto de Comunicação Alternativa é fundamental para qualquer individuo com necessidades complexas de comunicação e ao contrário do que muitos pensam que pode atrapalhar o fluxo do engajamento, a mesma aumenta qualidade do engajamento, o círculo de comunicação tem mais qualidade e a elaboração das ideias é possível. Expressar seus sentimentos e ideias é o primeiro passo para regulação emocional.