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Por Mrs. Speechie P. Tradução e adaptação livre por Comunicatea®.
Estou muito animada para continuar minha série de rotina baseada em linguagem com este post sobre a hora do banho! Eu sei que a maioria das crianças ADORA a hora do banho (o que é ótimo, pois é uma atividade motivadora), mas também é verdade que muitas crianças lutam com banhos porque não gostam que joguem água na cabeça (ou outros eventos sensoriais relacionados). A boa notícia: as rotinas da hora do banho ajudarão com esses dois tipos de crianças! Como? Ter rotinas definidas ajudará a criança a prever o que está por vir – o que aumentará a comunicação e, ao mesmo tempo, reduzirá a frustração e a ansiedade (o que também significa reduzir – mas é claro não eliminar – alguns comportamentos) sobre o desconhecido.
Se esta é a primeira vez que vê a série de rotinas, é fortemente recomendado que você leia por que as rotinas são importantes e como implementá-las, bem como o primeiro artigo sobre como criar uma rotina de linguagem pela manhã. Depois de saber o porquê e o como, fica muito mais fácil começar a adicionar linguagem às suas rotinas diárias – o que irá expor seu filho a MUITO MAIS LINGUAGEM, dando muitas repetições. Além disso, haverá dicas diferentes em cada post, então não deixe de ler todos!
Como ajudamos nossos filhos a falar? Nós modelamos a linguagem para eles. Dizer a uma criança “diga isso, diga isso” e constantemente fazer perguntas não é uma função natural da linguagem, e também ensina a criança que falar é um trabalho árduo, algo que ela “tem” que fazer em vez de ser algo que elas “querem” fazer. Isso também tira o controle de uma criança (ou os encorajam a assumir o controle recusando-se a falar). Em vez disso, mostrar a uma criança COMO queremos que ela fale e modelar o que queremos que ela faça coloca menos expectativas na criança e é significativamente mais natural.
Para este post, darei ideias para modelar a linguagem e aumentar a compreensão dos conceitos básicos durante a hora do banho. Lembre-se, para tornar isso uma rotina, deve ser feito na mesma ordem todas as vezes, para que seu filho saiba exatamente o que vai acontecer e quando vai acontecer.
Primeiro – Fale sobre tomar banho: Quando meu filho era pequeno, ele tomava banho dia sim, dia não depois do jantar. Nos dias de banho, conversávamos sobre o banho durante o jantar. “Depois do jantar, Kam toma banho”, “Você está pronto para o banho?”, e conforme se aproxima, falamos “hora do banho” e “Vamos tomar banho!”. Isso permite que ele saiba desde o início que é dia de banho, pois não faz parte de nossa rotina diária.
Em seguida, abrindo a água e tirando a roupa. Eu recomendo fortemente que você encoraje seu filho a se despir de forma independente ou ajude se ele ainda não for fisicamente capaz. Linguagem para modelar durante esse momento: “Abre água, água quente, abre água fria”, “tira roupa, tira camisa, tira calça, tira fralda, ai tá molhado/está com cocô” ou “senta no penico, penico antes da hora do banho”, “água fora”. Você também pode aproveitar esta oportunidade para modelar partes do corpo e preposições: “camisa sobre a cabeça, calças fora das pernas”. Você também pode fazer com que seu filho solicite bolhas ou sem bolhas – as escolhas são as melhores!
Entrando na banheira. Eu AMO usar esse momento para falar sobre calor e frio! Eu sei que isso coloca um passo a mais na sua rotina, mas eu sugiro propositadamente deixar o banho muito quente ou muito frio – para que você possa falar sobre esse conceito. Mesmo que o banho NÃO esteja muito quente ou muito frio, você pode fingir que está! Coloque sua mão e dizer – “oh ai! Muito quente! Precisamos de água fria!” ou “uau, burrrr, a água está fria! Precisamos colocar água quente! Ligue, mais água”. Deixe seu filho sentir para que ele aprenda a diferença entre quente e frio (como tocar levemente – não coloque seu filho em uma banheira super quente!). “Entre na água, Kam está molhado! Splash splash splash!”
Aprendendo no banho: O banho é um bom momento para falar sobre as partes do corpo “aponte para sua cabeça, eu tenho um cotovelo (mostre ou aponte para o seu), mostre seu dedo do pé, a cabeça da mamãe, seu nariz, meu braço” etc. Se eles não seguem as instruções, você pode apenas apontar e dizer “aqui está a cabeça da mamãe e aqui está a cabeça de (nome)”. Você pode falar sobre quais coisas estão molhadas e quais estão secas. Meu filho AMA suas letras de espuma (tem bichinhos de espuma também!!) e a gente cola na lateral da banheira “tá preso, caiu, ah não!”. Nós também falamos sobre as cores de seus brinquedos. Posso modelar descrevendo seus brinquedos: “barco grande, T rosa, jacaré pequeno” etc.
Brincar no banho: A hora do banho deve ser divertida – não se concentre tanto na modelagem da linguagem e na provocação a ponto de que você se esqueça de brincar! Deixe seu filho brincar com seus brinquedos e apenas faça observações e comentários “oh, você está derramando a água, oh não!!!!! Não me espirre! Água na banheira, sem espirrar, oh não, mamãe está molhada! A linguagem que você usa aqui dependerá absolutamente dos brinquedos ou itens que seu filho está usando na banheira. Vou destacar algumas brincadeiras de banho favoritas abaixo:
1. Abra a torneira e finja que está chovendo nos brinquedos.
2. Barco de brinquedo – Adoro aqueles que tem uma aba que abre e fecha. “Coloque, abra o barco, o que tem dentro? Onde está o peixe?” Há tanta linguagem que você pode usar com este brinquedo entre o barco, o capitão, o peixe e água! Para os amantes de carros, uma balsa seria um brinquedo motivador! Lembre-se, se você fizer uma pergunta a uma criança e ela não responder, tudo bem, você pode simplesmente dizer a resposta por ela!
3. Pequenos baldes também são ótimo porque você pode trabalhar a linguagem “despeje, coloque, a água sai!”, bem como a motricidade fina (despejar água).
4. Conjunto de tubarão, patinhos são ótimos para aprender conceitos de grande e pequeno. Também cantamos “5 Patinhos” e reencenamos a música com os personagens – isso também funciona na contagem. Este também é um ótimo conjunto para brincar de mamãe/bebê e preposições “colocar”, “tirar”, “na mamãe”, “nadar sob a mamãe”.
E quaisquer outros brinquedos que você já tenha ou possa encontrar – apenas fale sobre eles. O que eles fazem, eles emitem algum som, você pode adicionar efeitos sonoros? Seja criativo!
Lavar o cabelo: não sei quanto a vocês, mas esta é a parte menos favorita do meu filho na hora do banho. Eu aguardo até o final, mas para seu filho o início do banho pode ser melhor. “Pegue shampoo, despeje, lave, lave, lave o cabelo” etc. Este é um ÓTIMO momento para atingir as partes do corpo! Na hora de enxaguar, eu digo “hora de enxaguar o cabelo, prepare-se, um, dois, três boooom! Mais uma vez.” Descobrimos que os óculos funcionam para meu filho (é a água que entra em seus olhos que ele odeia) – mas descobrir maneiras de tornar isso mais tolerável do ponto de vista sensorial pode ser enorme!
Sair: “O banho acabou, hora de sair!” Essa é a hora que meu filho finge que não me ouve, então eu costumo dizer “vamos puxar a tampa do ralo, tchau tchau água!” “Cadê a toalha? Aqui está! Vamos sair! Suba! Seca, Seca, Seca, seca o cabelo, seca as costas” etc.
Para aprender algumas maneiras divertidas de modelar o vocabulário ao se vestir, visite o artigo sobre rotina matinal! E fique atento para saber como adicionar linguagem à sua rotina de dormir!
Este texto foi escrito por Andi Putt, fonoaudióloga pediátrica por trás do Mrs. Speechie P., em 02/10/2022. Você pode encontrá-lo em https://www.mrsspeechiep.com/post/help-your-child-talk-bath. Tradução e adaptação livre por Comunicatea®.