ABANDONO DO DISPOSITIVO DE CAA

Imagem: www.inspireconnectionstherapy.com

Por Lauren Greenlief. Tradução e adaptação livre pela Associação Comunicatea®.        

A CAA é uma ferramenta poderosa que capacita os indivíduos a expressar seus pensamentos, sentimentos e necessidades de maneira eficaz. Infelizmente, há muitos casos de abandono de dispositivos, o que significa que o dispositivo não é mais usado por vários motivos. Alguns dos fatores comuns sobre o abandono do dispositivo incluem:

1. Falta de treinamento e suporte

O treinamento adequado e o suporte contínuo são essenciais para os usuários de CAA e seus cuidadores. Sem instrução e orientação adequadas, os usuários e cuidadores podem ter dificuldade em utilizar o dispositivo de forma eficaz, levando à frustração e eventual abandono.

2. Personalização limitada

As necessidades de comunicação de cada usuário são únicas e uma abordagem singular pode não ser adequada. Personalizar o dispositivo para atender às preferências e estilos de comunicação individuais é essencial para um envolvimento de longo prazo.

3. Estigma social

Infelizmente, alguns indivíduos enfrentam estigma social e sentem-se envergonhados ou desconfortáveis ​​ao utilizar os seus dispositivos de CAA em público. Esta percepção negativa pode desencorajá-los de confiar nos seus dispositivos.

4. Perspectivas dos parceiros de comunicação

Os parceiros de comunicação podem não estar mentalmente preparados para ajudar e apoiar o uso da CAA, o que acaba por levar a percepções negativas do dispositivo e ao abandono.

Agora que entendemos alguns dos motivos do abandono de dispositivos, o que podemos fazer para ajudar a apoiar a CAA e evitar que esses dispositivos fiquem em uma prateleira ou na mochila?

1. Treinamento e suporte abrangentes

Ofereça treinamento aos usuários e seus cuidadores sobre como utilizar o dispositivo de CAA de maneira eficaz.

Incentive o treinamento contínuo de habilidades.

Procure apoio de outras pessoas que também usam CAA.

2. Personalização do dispositivo

Trabalhe em estreita colaboração com os usuários para personalizar o dispositivo, incluindo vocabulário, símbolos e interface, para corresponder às preferências de comunicação do usuário.

Certifique-se de atualizar as configurações do dispositivo com base na evolução da identidade do usuário.

3. Aumente a conscientização e promova a aceitação

Torne a CAA visível; quanto mais pessoas a veem, mais inclusiva ela se torna.

Continue a educar familiares e amigos sobre a importância e o impacto da CAA.

4. Enfrente os desafios de mentalidade dos parceiros de comunicação

Tenha conversas francas com parceiros de comunicação, discuta suas preocupações e apoie-os onde quer que estejam.

Certifique-se de apoiá-los em cada etapa do processo!

Podemos combater o abandono de dispositivos de CAA e apoiar todos os indivíduos que necessitam da CAA. Com treinamento contínuo, ambientes positivos e conversas atenciosas, podemos tirar esses dispositivos de CAA da mochila ou prateleira e observá-los a desbloquear o acesso à comunicação.

Este texto foi escrito por Lauren Greenlief, fonoaudióloga e fundadora da Inspire Connections Therapy LLC, em 14/08/2023. Você pode encontrá-lo em https://www.inspireconnectionstherapy.com/blog/aac-device-abandonment.
Tradução e adaptação livre pela Associação Comunicatea®.

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *