A Comunicação Aumentativa e Alternativa não vai atrapalhar a fala
Publicado por @drawntoacc no Instagram
Adaptação para publicação aqui por Renata Bonotto
Não, a CAA não impede a fala de ninguém!
De acordo com a maioria das pesquisas realizadas sobre a CAA e sua interação com a fala oral, no geral, descobriu-se que a CAA não diminui ou impede o desenvolvimento da fala e, em alguns casos, se associa a ganhos na habilidade de fala.
É importante considerar a condição de cada pessoa, mas deve-se ter muito, MUITO cuidado com qualquer pessoa que diga que “a CAA interfere na fala oral” porque não é isso que a prática clínica e as pesquisas indicam. E, quando consideramos o sentido mais amplo de CAA, pensar isso nem mesmo faz sentido.
Como se parece a implementação e terapia envolvendo CAA
- Promove acesso a apoios da CAA que podem ajudar a pessoa a se comunicar da maneira mais eficiente e independente possível.
- Honra todos os atos de comunicação, incluindo a fala.
- Ajuda a pessoa a aprender a usar a CAA modelando um uso funcional e fornecendo muitas oportunidades de uso de recursos de CAA, sem nunca exigir seu uso.
- Explora novos meios de comunicação e vocabulário de forma conjunta.
- Usa a CAA como um suporte visual útil e também como um modelo auditivo consistente para que a pessoa possa acessar e construir habilidade para o uso futuro com autonomia.
Como NÃO se parece a implementação e terapia envolvendo CAA
- Ignora, desencoraja ou interrompe todas as outras formas de comunicação, para que uma pessoa “aprenda” a usar os símbolos de CAA.
- Implementa a CAA apenas para situações em que a pessoa é imediatamente bem-sucedida (para fazer pedidos de itens de preferência, por exemplo).
- Faz com que as pessoas repitam atos de comunicação bem-sucedidos usando recursos de CAA para que “aprendam”.
- Apenas propõe e implementa o uso de CAA como último recurso, e abandona completamente quaisquer esforços para apoiar outras formas de comunicação, incluindo a fala oral.
Todos nós usamos CAA na comunicação.
Sua capacidade de digitar, falar, enviar mensagens de texto ou usar memes e emojis na comunicação não impediu você de ESCOLHER como se comunicar.
Às vezes, falar ao telefone não faz sentido ou tomará muito tempo, então, escrevemos um e-mail ou uma mensagem de texto. Às vezes, começamos a escrever e o texto começa a ficar muito extenso, daí decidimos que seria mais fácil conversar.
A verdade é que alguém passou algum tempo dando a você acesso a esses meios e até mesmo ensinando a usá-los. Isso apenas lhe proporcionou escolha e oportunidade, não impediu ou desencorajou você de ampliar sua comunicação de muitas outras maneiras.
Todos têm o direito de se expressar.
Usar uma forma alternativa e ter acesso a diferentes formas para se comunicar, caso a fala oral não atenda a todas as suas necessidades, pode ser a diferença entre autonomia e dependência, participação e isolamento, desenvolvimento da linguagem e estagnação.
Precisamos lembrar que, o que mais queremos para nós mesmos e para as pessoas que amamos, é uma comunicação autônoma que permita a elas mostrar ao mundo quem são, e não o que as outras pessoas pensam para dela.
Recursos e links para artigos
Will AAC stop a person from learning to speak? [A CAA vai impedir uma pessoa de falar?]
Por Assistiveware
https://www.assistiveware.com/learn-aac/roadblock-aac-will-stop-a-person-from-learning-to-speak
Does AAC Prevent Speech Development? [A CAA impede o desenvolvimento da fala?]
Por Communication Community
https://www.communicationcommunity.com/does-aac-prevent-speech-development/
Publicado por @drawntoacc no Instagram
Tradução pelo @comunicatea_pais
Adaptação para publicação aqui por @renata.bonotto